5. O Gênio de Vinte-e-Poucos Anos
Este indivíduo tem dezenas de aplicações freeware, três programas de mensagem instantânea e um arsenal de software open-source não autorizado no computador, e sabe usar um web site proxy para bypassar o firewall da empresa.
O Gênio de Vinte-e-Poucos Anos é primo do Sabe-Tudo, com a diferença de que realmente conhece alguma coisa de tecnologia. Você consegue travar debates técnicos com ele. O Gênio sabe se software não-GPL pode ser linkado dinamicamente a bibliotecas GPL, por exemplo. No trabalho, ele tem um Tux, o pingüim mascote do Linux. Provavelmente é usuário de games de computador.
Como lidar: É possível, simultaneamente, aderir ao entusiasmo do Gênio e manter um limite para suas aventuras tecnológicas? Você deve tentar, recomendam os gerentes. Mas, por mais perspicazes e capazes que eles pareçam, não deixe que façam loucuras na sua rede. Se não forem controlados, podem expor as “jóias” da empresa sem querer.
Os Gênios podem ser muito úteis. Outros usuários talvez queiram pedir ajuda a eles antes de fazer um chamado ao help desk. Olson, da Farstad Oil, se apóia em usuários com conhecimento técnico para ajudar pessoal remoto ao qual não tem acesso físico. “Mas você tem que tomar cuidado para que eles não ultrapassem os próprios limites. Podem cometer algum erro”, alerta.
sexta-feira, 21 de dezembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário