1. O Sabe-Tudo
Você conhece este usuário. Ele sabe um pouco de HTML, desfragmentou o disco rígido uma vez e agora pensa que é um engenheiro e sabe mais do que você. Muitas vezes se recusa a seguir políticas e normas corporativas e costuma enfiar a cabeça na sala do servidor “só para ver o que você anda fazendo”.
O Sabe-Tudo insiste em fazer as coisas do seu jeito. Muda opções e configurações do computador só porque consegue fazer isso e tende a conectar dispositivos e baixar software que TI não suporta.
E, como é de se esperar, é arrogante o suficiente para achar que nunca está errado.
Como lidar: “De vez em quando abordo detalhes muitos técnicos para ver se ele entende o que estou dizendo”, explica Dan Olson, diretor de TI da Farstad Oil, subsidiária da SPF Energy. “Se é só bravata, ele percebe rapidamente que não sabe do que estou falando e é obrigado a admitir que sei mais do que ele.”
Alguns profissionais de help desk bloqueiam os computadores dos sabichões para que eles não possam causar grandes estragos e outros dizem que a solução é se mostrar compreensivo. Afinal, o Sabe-Tudo talvez esteja apenas tentando expandir seu conhecimento. Qualquer que seja o caminho, ensinam os gerentes de TI, não perca a calma – o que, com este tipo de usuário, pode ser mais fácil falar do que fazer.
sexta-feira, 21 de dezembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário