quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Site de buscas da Wikia entra no ar na próxima semana

Depois de alguns meses de especulação e algumas semanas em testes, o sistema de buscas da Wikia Inc --que desenvolveu a enciclopédia virtual Wikipedia deve entrar no ar para o público em geral a partir da semana que vem.

A chamada Wikia Search tem o mesmo mote que resultou no sucesso da Wikipedia: a colaboração do público. O fundador da empresa, Jimmy Wales, afirma que seu objetivo é permitir que qualquer pessoa promova mudanças ou inclua novos recursos no sistema de buscas.

"Isso reduz os gargalos gerados por duas ou três empresas que controlam o fluxo dos sistemas de buscas", afirma Wales, presidente do conselho da Wikia Inc.

Entretanto, administrar esse sistema é muito mais complicado que gerenciar os verbetes de uma enciclopédia, pelo menos do ponto de vista técnico.

Os engenheiros do Google e de outras empresas de busca têm de administrar complexos códigos de programação com o objetivo de melhorar a resposta gerada em cada pesquisa e também para combater a ação de spammers --aqueles que tentam artificialmente "impulsionar" as buscas de seus próprios sites.

Essas informações são geralmente guardadas em segredo da concorrência. No caso da Wikia, a intenção é abrir esse processo.

Dúvidas

Danny Sullivan, editor-chefe do site especializado Search Engine Land, tem dúvidas de que isso funcione. "Eu acho que ele [Wales] não entende realmente a escala do que o Google tem que gerenciar em termos de pedidos de busca de todo o mundo, fluxo do tráfego de informações gerado e os esforços que são feitos para manipular isso", afirma Sullivan.]

Segundo o fundador da Wikipedia, o projeto será lançado com cerca de 50 milhões a 100 milhões de páginas indexadas, uma pequena fração das bilhões de páginas existentes nos maiores mecanismos de busca.

Toma lá, dá cá

Enquanto, enquanto a Wikia põe os pés no maior mercado do Google, o gigante das buscas também tenta tirar uma lasca do bolo da enciclopédia virtual. No mês passado, o Google anunciou a criação de uma enciclopédia colaborativa chamada knol.

A grande diferença em relação ao Wikipedia será que o autor poderá ter seu crédito no trabalho que produzir. Segundo o Google, ele irá receber parte do faturamento com publicidade se permitir anúncios no conteúdo criado.

Nenhum comentário: