sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Confira o seu perfil de fotógrafo e escolha a câmera certa

Comprar uma câmera digital não é uma tarefa muito simples em função da variedade de modelos que existem hoje no mercado. Por isso, antes de sair às compras, tenha em mente que a escolha certa depende do seu perfil de fotógrafo.

Você é do tipo que quer apertar o botão e registrar festas e viagens ou quer ter mais recursos para escolher como a foto vai sair? Se fizer parte do primeiro grupo, o modelo mais adequado é o totalmente automatizado, que vem com estabilizador de foto, um sistema para evitar que os olhos fiquem vermelhos, flash forte e oferece resolução de até 5 megapixel.

“Esses são os elementos mais importantes para esse tipo de fotógrafo. Muitos recursos só servem para confundir quem só quer apertar um botão e ter uma foto bonita”, afirma Patricia Gouvêa, fotógrafa e diretora da escola de fotografia e espaço cultura, Ateliê da Imagem, no Rio de Janeiro.

De acordo com Patrícia, outro fator importante é que a câmera tenha um sistema estabilizador de imagem. “A maioria das pessoas treme na hora de focar, tornando esse recurso importante”, explica. Fora isso, diz a profissional, o fotógrafo amador não precisa mais do que 5 megapixel de resolução.

“Quantidades mais elevadas de pixel só funcionam para quem quer ampliar imagens em tamanhos acima de 10 x 15 ou 13 x 18”, afirma. (Confira na tabela abaixo a relação entre quantidade de pixel e tamanho máximo de ampliação de foto).

Márcio Daniel, gerente de marketing da Kodak Brasil, empresa que tem como público-alvo o amador, o consumidor deve ter em mente que comprar a câmera mais adequada depende das suas necessidades. “Ele quer uma máquina que responda às suas necessidades ou quer personalizar suas fotos. Essas são as perguntas que os nossos vendedores fazem aos clientes para ajudá-los a decidir”, diz.

Segundo Daniel, a câmera ideal para o consumidor leigo é a automatizada, ou seja, aquela que tem recursos próprios para cada tipo de situação. Por exemplo, quem viaja com freqüência fará uso do modo Paisagem. Essa opção ressalta as cores e a profundidade das paisagens. Mas se a sua intenção é fotografar festas, amigos e parentes, vale ter um flash que não deixe os olhos vermelhos e um estabilizador de imagem.

A Kodak lançará ainda este ano uma máquina com o recurso face detection. “Esse recurso é novo. Ele preserva a definição do rosto, ajusta a imagem para realçar a figura em meio a um ambiente com muitos elementos”, explica Daniel. A N863 chegará ao Brasil no segundo trimestre deste ano, com o preço sugerido de R$ 899.

Já para quem entende um pouco mais de fotografia, vale a pena investir em uma máquina digital que tenha, além dos recursos automáticos, os manuais, como escolha da velocidade do diafragma, quantidade de luz, entre outros. Essa situação vale para quem sabe manejar os comandos manuais e fazer as combinações mais adequadas para personalizar a foto.

E se você quiser ampliar as imagens em tamanho acima do tamanho tradicional, como 20 x 25, lembre-se que também é preciso uma câmera com mais de 5 megapixel. Uma imagem digital é formada pelo entrelaçamento das linhas que se cruzam, como se fosse uma trama. Quanto mais linhas, maior será o detalhamento da imagem e profundidade, explica Patrícia.

Há também a questão da lente. “Uma boa lente garantirá imagens de alta qualidade. As melhores são as da marca Carl Zeiss. Quanto à máquina, Canon e Nikon são tradicionalmente boas”, indica Patrícia.

Tabela

Megapixel/ Tamanho máximo de ampliação

6/50 x 76
7/50 x 76
8/76 x 102
10/76 x 102
12/76 x 102

Fonte: Kodak

Nenhum comentário: