segunda-feira, 28 de abril de 2008

Total de internautas residenciais cresce 40% em um ano, diz Ibope

O número de internautas residenciais no Brasil cresceu 40% em março em relação ao mesmo mês de 2007, chegando a quase 23 milhões de pessoas, segundo dados do Ibope/NetRatings.

Foram registrados 22,7 milhões de pessoas com acesso à internet em casa, alta de 3,2% na comparação com o mês anterior, segundo a pesquisa.

O Brasil também segue na dianteira no tempo de navegação entre os dez países pesquisados. Em março, o tempo médio de navegação foi de 23 horas e 51 minutos. O período é 1 hora e 27 minutos maior que em fevereiro de 2008 e 2 horas e 56 minutos acima do tempo de março de 2007.

Tanto o total de internautas residenciais quanto o tempo médio de navegação são os maiores registrados pelo Ibope desde o início da pesquisa, em setembro de 2000.

Para Alexandre Sanches Magalhães, gerente de análise do Ibope/NetRatings, o ritmo de crescimento intenso pode ser atribuído à entrada da classe C no "clube dos internautas". "Estamos vivendo um bom momento econômico, com maior número de trabalhadores com carteira assinada, portanto com maior possibilidade de obter financiamento para comprar computar para sua família, financiamentos abundantes, computadores com preço em queda e banda larga com valores mais acessíveis", diz ele.

Magalhães destaca outro fator, que considera típico da classe C: "os pais acreditam que a internet dará uma vida melhor para seus filhos, por isso não poupam esforços para obter o acesso residencial".

Categorias

Em março, tiveram crescimento as categorias Ocasiões especiais, impulsionada pelos sites de cartões no dia da Mulher, com crescimento de 27,2%; e Educação e carreira, com expansão de 13,8%.

Já em um ano, as categorias com maior crescimento foram Informações corporativas (67%), Casa e moda (56,9%) e Viagens e turismo” (56,8%).

Nenhum comentário: