quinta-feira, 17 de abril de 2008

Lula: 37 milhões no ensino fundamental utilizarão banda larga em 2010

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no seu programa semanal de rádio, o Café com o Presidente, anunciou que até 2010, o País deve atender 37 milhões de jovens do ensino fundamental, com a aplicação do sistema de banda larga, na comunicação via computadores.

O presidente explicou: "Vamos dotar as escolas públicas urbanas brasileiras de equipamentos que podem permitir que o nosso jovem possa aprimorar os seus estudos e possa produzir muito mais na escola. E isso aconteceu porque nós estamos trabalhando já há algum tempo com a questão de computador".

Lula lembrou que em 2004, o governo começou a discutir a questão do Computador para Todos. "Foi um trabalho imenso, para que a gente pudesse permitir que o povo mais pobre do Brasil pudesse comprar computadores. Foram vendidos muitos computadores. Só em 2007, foram comercializados dez milhões de computadores. E a previsão deste ano é que a gente continue crescendo. E é importante que cresça porque no fundo o computador é uma ferramenta de trabalho importante para a maioria das pessoas", afirmou.

Lula informou que hoje, todas as escolas de ensino médio já têm laboratório de informática, e as escolas do ensino fundamental "já começaram a receber os laboratórios. Só este ano, serão distribuídos para nove mil escolas urbanas e três mil escolas rurais. Olha, eu acho que você permitir que as pessoas tenham acesso a um computador a um preço barato e, ao mesmo tempo, permitir que as pessoas comecem a receber banda larga na sua casa, você está permitindo o quê? É uma conquista superior do ser humano". O presidente afirmou que esta "é uma conquista de cidadania importante para que as pessoas possam utilizar o computador como um instrumento para melhorar a sua vida, de prestar serviço, de receber informações, de estudar. E é isso que nós estamos fazendo com o povo brasileiro e queremos que o Brasil se coloque como um dos países de melhor condição no mundo".

Ainda no programa de rádio, Lula fez um balanço de suas viagens internacionais na última semana, quando foi a Holanda e a República Tcheca. Considerou as viagens importantes e salientou também a marcha dos prefeitos, marcada para esta semana, como importante.

Nenhum comentário: