segunda-feira, 28 de abril de 2008

12 dicas para aumentar a vida útil do seu celular

Os celulares estão na lista dos produtos mais vendidos no Brasil. Porém, são poucos os consumidores que lêem as orientações do manual para manusear os aparelhos corretamente. Por saber disso, a Nokia, a maior fabricante de celulares, dá algumas dicas de cuidados básicos que ajudam a aumentar a sua vida útil dos dispositivos.

A primeira é sobre a bateria que receber as três primeiras cargas e descargas completas. Uma vez carregada, ela não deve permanecer conectada ao carregador, pois a carga excessiva poderá encurtar sua vida útil.

Nem todo mundo sabe, mas apenas a aproximação da bateria ao fogo pode trazer risco de explosão. O correto é manter o aparelho em local reservado.

Outra dica é não carregar o celular na hora do banho, pois pode provocar a corrosão de circuitos eletrônicos em razão do contato com o vapor, o que prejudica ou mesmo interrompe funções do equipamento. Portanto, o aparelho não deve permanecer no banheiro enquanto o chuveiro estiver ligado.

Muitas vezes a intenção de personalizar o celular também acaba impedindo seu funcionamento correto. Pinturas e adesivos, por exemplo, podem bloquear componentes móveis. Na hora da limpeza, produtos químicos, diluentes ou detergentes abrasivos não devem ser usados. Em lentes de câmeras e sensores de luz recomenda-se o uso de um pano macio, limpo e seco.

Celulares não devem ser guardados em lugares muito quentes ou frios. Sob altas temperaturas, os dispositivos eletrônicos podem ter sua duração reduzida, a bateria pode ser danificada e determinados plásticos podem ser deformados ou derretidos. Depois de guardado em locais frios, ao retornar à temperatura normal, poderá haver formação de umidade interna, danificando as placas dos circuitos eletrônicos.

Veja abaixo 12 dicas para fazer o seu celulular durar mais:

1. As três primeiras cargas devem ser feitas com a bateria totalmente descarregada
2. Não deixe a bateria conectada ao carregador depois de completada a carga
3. Não aproxime a bateria do fogo
4. Não deixe o aparelho no banheiro durante o banho
5. Mantenha o dispositivo seco. Caso ele entre em contato com líquidos, retire a bateria e deixe o aparelho secar completamente antes de recolocá-la
6. Não utilize nem guarde o aparelho em locais com pó e sujeira
7. Não guarde o terminal em locais muito frios ou quentes
8. Não bata nem deixe cair o telefone
9. Não utilize produtos químicos, diluentes ou detergentes abrasivos para limpar o dispositivo
10. Não pinte o dispositivo nem cole adesivos
11. Utilize apenas a antena original ou uma antena de reposição aprovada
12. Descarte aparelhos e baterias em locais apropriados, como caixas coletoras presente

Total de internautas residenciais cresce 40% em um ano, diz Ibope

O número de internautas residenciais no Brasil cresceu 40% em março em relação ao mesmo mês de 2007, chegando a quase 23 milhões de pessoas, segundo dados do Ibope/NetRatings.

Foram registrados 22,7 milhões de pessoas com acesso à internet em casa, alta de 3,2% na comparação com o mês anterior, segundo a pesquisa.

O Brasil também segue na dianteira no tempo de navegação entre os dez países pesquisados. Em março, o tempo médio de navegação foi de 23 horas e 51 minutos. O período é 1 hora e 27 minutos maior que em fevereiro de 2008 e 2 horas e 56 minutos acima do tempo de março de 2007.

Tanto o total de internautas residenciais quanto o tempo médio de navegação são os maiores registrados pelo Ibope desde o início da pesquisa, em setembro de 2000.

Para Alexandre Sanches Magalhães, gerente de análise do Ibope/NetRatings, o ritmo de crescimento intenso pode ser atribuído à entrada da classe C no "clube dos internautas". "Estamos vivendo um bom momento econômico, com maior número de trabalhadores com carteira assinada, portanto com maior possibilidade de obter financiamento para comprar computar para sua família, financiamentos abundantes, computadores com preço em queda e banda larga com valores mais acessíveis", diz ele.

Magalhães destaca outro fator, que considera típico da classe C: "os pais acreditam que a internet dará uma vida melhor para seus filhos, por isso não poupam esforços para obter o acesso residencial".

Categorias

Em março, tiveram crescimento as categorias Ocasiões especiais, impulsionada pelos sites de cartões no dia da Mulher, com crescimento de 27,2%; e Educação e carreira, com expansão de 13,8%.

Já em um ano, as categorias com maior crescimento foram Informações corporativas (67%), Casa e moda (56,9%) e Viagens e turismo” (56,8%).

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Microsoft finaliza SP3 do Windows XP e revela prazos de divulgação

Terceira e última atualização do sistema operacional é entregue a fabricantes e chega ao público a partir de 29 de abril.

Como esperado, a Microsoft anunciou na segunda-feira (21/04) que terminou o desenvolvimento do Service Pack 3 para o Windows XP e divulgou a atualização para fabricantes de microcomputadores e responsáveis por licenciamentos em volume.

"O Windows XP SP3 agora está indo dos nossos canais de fabricação para integradores e clientes corporativos", anunciou Chris Keroack, diretor do lançamento da atualização, em mensagem publicada no fórum de suporte da Microsoft TechNet.

Na semana passada, o Neowin.net reportou que a Microsoft declararia nesta segunda que o XP SP3 estaria pronto para integradores, colocando o pacote para download do público em geral no dia 29 de abril.

Keroack confirmou o cronograma. "Também estamos nos estágios finais para o lançamento online em 29 de abril, pelo Windows Update ou pelo Microsoft Download Center", afirmou.

Usuários poderão atualizar seus sistemas XP a partir da próxima semana, mas terão de selecionar o download opcional no Windows Update ou baixar um instalador muito mais pesado do site da Microsoft.

A companhia não divulgará o Service Pack 3 automaticamente para usuários da ferramenta Windows Update até "o começo do verão" na América do Norte (em torno de junho), afirma ele.

Algumas fontes foram mais específicas sobre quando a Microsoft colocará a atualização automaticamente no Update. O site da Malásia TechARP.com afirmou na semana passada que a divulgação começará em 10 de junho.

A Microsoft definiu em 30 de junho o prazo para o fim da venda do Windows XP integrado a PCs de fábrica, dias após a terceira grande atualização do sistema supostamente chegar aos usuários.

Mesmo que o CEO Steve Ballmer tenha dito que a Microsoft "ouvirá" usuários que querem a ampliação do prazo de suporte do XP, o executivo não fez promessas.

Ubuntu 8.04 poderá ser baixado gratuitamente a partir do dia 24 de abril

O sistema operacional Linux Ubuntu 8.04 Desktop poderá ser baixado gratuitamente a partir desta quinta-feira, dia 24 de abril. O destaque da nova versão é que o tempo de suporte e manutenção foi prolongado por três anos.

"O produto é resultado da demanda de usuários domésticos e empresariais que queriam um ciclo de suporte mais longo, que tornasse o Ubuntu uma melhor opção para suas implementações", afirmou Jane Silber, COO da Canonical UK.

A Canonical é a patrocinadora oficial do Ubuntu, é uma organização global baseada na Europa e comprometida com o desenvolvimento, a distribuição e o suporte a produtos e comunidades de softwares de código aberto.

De acordo com a empresa, a nova versão oferece plataforma estável para fabricantes de software e hardware, desenvolvedores e usuários.

Essa versão é o oitavo lançamento do Ubuntu para desktops. “Essa é mais madura e é perfeita tanto para implementações corporativas quanto para uso doméstico”, afirma Fábio Filho, gerente de negócios da Canonical para a América Latina.

Confira os diferenciais da versão 8.04

O Ubuntu 8.04 LTS eleva o padrão para a experiência do Linux em desktops. Ele inclui a mais recente versão de produtos estratégicos e, nesse espírito, é a primeira distribuição a oferecer o Firefox 3.0 para milhões de usuários. A combinação do Linux com o Firefox torna o Ubuntu 8.04 LTS um excelente Desktop Web, com uma navegação rápida e reduzida exposição a vírus, spyware e outros tipos de ameaças.

Fotos

O gerenciador padrão de fotos melhorado, o F-Spot, juntamente com um amplo reconhecimento de câmeras e telefones, significa que o usuário pode fazer upload, nomear, gerenciar, visualizar, apagar, imprimir e compartilhar fotos com amigos e família mais facilmente.

Compartilhamento e download de músicas

Os usuários podem conectar um PSP, compartilhar playlists com amigos, comprar da loja online de música Magnatune, escutar transmissões de rádio e conectar mais dispositivos (com UpnP).

Vídeo

O novo reprodutor de vídeo padrão agora permite que o usuário pesquise no YouTube e em outras fontes de vídeo na Web, além de poder compartilhar com outras pessoas. Ele é integrado com o Myth TV, a fonte aberta de TVR, e essa integração dá a possibilidade de assistir aos programas de TV diretamente no desktop. O Brasero permite a fácil gravação de todo o conteúdo para CDs e DVDs.

Produtividade

A integração do relógio e do calendário permite o gerenciamento do horário de todo o mundo, bem como, com um único clique, criar, responder e receber alertas de compromissos.

Desktop sofisticado

O Ubuntu 8.04 LTS combina as mais recentes aplicações GNOME com efeitos visuais, oferecendo aos usuários uma experiência melhor, mais bonita e mais intuitiva.

Suporte de longo prazo

O Ubuntu 8.04 LTS é suportado com atualizações de segurança e manutenção durante três anos para que usuários corporativos e domésticos possam contar com um ciclo de planejamento mais longo para atualizações. Aqueles que desejarem as melhores e mais recentes aplicações poderão fazer a atualização para o Ubuntu 8.10 a partir de outubro de 2008 e aqueles que preferem ciclos mais longos de implementação podem utilizar o Ubuntu 8.04 durante três anos antes de mudar para o próximo lançamento LTS.

Aplicações

Mais de 30 ISVs comerciais planejam oferecer suporte e distribuir as suas aplicações para a plataforma desktop 8.04 LTS, incluindo Adobe, Google, Real Networks, Nero, Skype, Corel, Parallels e Fluendo.

Acessibilidade

O suporte ergonômico permite que os usuários naveguem no Ubuntu de uma maneira mais natural. Também está disponível o suporte de linguagem para comandos de voz, para acessibilidade do teclado, zoom e mais.

Google é tida como a marca mais poderosa do mundo pela segunda vez

Pelo segundo ano consecutivo, o Google se configura como a marca mais poderosa do mundo, segundo o ranking Brandz, publicado hoje pela empresa de consultoria britânica Millward Brown.

O Google, o site de buscas mais popular da internet, aparece no topo com um valor de mercado em torno de US$ 86 bilhões, 30% a mais que no ano passado.

"A posição do Google se deve a uma fantástica atuação financeira e ao valor de seu capital", comentou o diretor de contabilidade internacional da Millward Brown, Peter Walshe.

Na segunda posição aparece o conglomerado industrial, financeiro e de meios de comunicação General Electric (GE), com quase US$ 71,38 bilhões, seguido da gigante da informática Microsoft, avaliada em US$ 70,89 bilhões.

Entre os dez primeiros estão Coca-Cola (quarto lugar), seguida pela China Mobile, IBM, Apple, McDonald's, Nokia e Marlboro.

O valor total de todas as marcas do ranking aumentou 21%, ao passar de US$ 1,6 trilhão em 2007 para US$ 1,94 trilhão em 2008.

"O ranking de marcas deste ano demonstra a importância de investir em marcas, especialmente em momentos de turbulências nos mercados", afirmou Joanna Seddon, conselheira delegada de Millward Brown.

"Nossos dados mostram que as marcas fortes continuam superando as fracas em participação de mercado e em preços de ações durante as recessões".

A classificação da Millward Brown foi realizada a partir de uma pesquisa de opinião de um milhão de consumidores no mundo todo e de diversos dados financeiros sobre 50 mil marcas internacionais.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Lula: 37 milhões no ensino fundamental utilizarão banda larga em 2010

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no seu programa semanal de rádio, o Café com o Presidente, anunciou que até 2010, o País deve atender 37 milhões de jovens do ensino fundamental, com a aplicação do sistema de banda larga, na comunicação via computadores.

O presidente explicou: "Vamos dotar as escolas públicas urbanas brasileiras de equipamentos que podem permitir que o nosso jovem possa aprimorar os seus estudos e possa produzir muito mais na escola. E isso aconteceu porque nós estamos trabalhando já há algum tempo com a questão de computador".

Lula lembrou que em 2004, o governo começou a discutir a questão do Computador para Todos. "Foi um trabalho imenso, para que a gente pudesse permitir que o povo mais pobre do Brasil pudesse comprar computadores. Foram vendidos muitos computadores. Só em 2007, foram comercializados dez milhões de computadores. E a previsão deste ano é que a gente continue crescendo. E é importante que cresça porque no fundo o computador é uma ferramenta de trabalho importante para a maioria das pessoas", afirmou.

Lula informou que hoje, todas as escolas de ensino médio já têm laboratório de informática, e as escolas do ensino fundamental "já começaram a receber os laboratórios. Só este ano, serão distribuídos para nove mil escolas urbanas e três mil escolas rurais. Olha, eu acho que você permitir que as pessoas tenham acesso a um computador a um preço barato e, ao mesmo tempo, permitir que as pessoas comecem a receber banda larga na sua casa, você está permitindo o quê? É uma conquista superior do ser humano". O presidente afirmou que esta "é uma conquista de cidadania importante para que as pessoas possam utilizar o computador como um instrumento para melhorar a sua vida, de prestar serviço, de receber informações, de estudar. E é isso que nós estamos fazendo com o povo brasileiro e queremos que o Brasil se coloque como um dos países de melhor condição no mundo".

Ainda no programa de rádio, Lula fez um balanço de suas viagens internacionais na última semana, quando foi a Holanda e a República Tcheca. Considerou as viagens importantes e salientou também a marcha dos prefeitos, marcada para esta semana, como importante.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Faça mais sem tirar as mãos do teclado e turbine a tecla Windows do PC

Conheça alguns atalhos pouco utilizados que podem ajudar você a executar rapidamente tarefas sem precisar usar o mouse.

É difícil negar que o mouse é um dos dispositivos de acesso ao PC mais úteis de existem. Versátil, ele permite uma infinidade de usos e há, inclusive, modelos ortopédicos e outros que incluem controle de volume e até um alto-falante.

Mas como gosto não se discute, há quem prefira manter as mãos sobre o teclado e, por essa razão, adoram conhecer teclas de atalho que tornam a realização de determinadas tarefas mais fácil. E o melhor: conhecê-las pode ajudar quando, por qualquer motivo, o mouse deixar de funcionar.

Por conta disso, PC World preparou uma pequena seleção de atalhos pouco usados, mas muito úteis.

Manipule janelas
Todo usuário do Windows acumula, ao longo do dia, diversas janelas abertas com os aplicativos em uso. Veja como navegar entre elas usando apenas o teclado:

Alt-Tab: permite ir de uma janela a outra; mantenha a tecla Alt pressionada e uma pequena janela vai mostrar todas as janelas que estão abertas e você pode escolher para qual ir usando a tecla Tab.

Alt-Espaço-N: minimiza a janela que estiver ativa.

Alt-Espaço-X: maximiza a janela que estiver ativa.

Alt-Espaço-R: restaura a janela ativa.

Alt-F4: fecha a janela ativa.

Alt-Espaço-M: permite movimentar a janela ativa sobre a área de trabalho (este atalho não funciona se a janela ativa ocupar estiver maximizada, ocupando toda a área de trabalho). Pressione Enter para aceitar a nova localização ou Esc para cancelar.

Alt-Espaço-T: permite redimensionar o tamanho da janela; mova o cursor (com as respectivas teclas) até deixar a janeira ativa do tamanho desejado. Pressione Enter para aceitar a nova localização ou Esc para cancelar.

Tecla Windows
Muitos acham que pressionar a tecla Windows (aquela localizada na parte inferior do teclado, à esquerda, e que tem o logotipo do Windows impressa) permite apenas o acesso rápido ao menu Iniciar. Ok. Ela realmente faz isso. Mas é possível ir além:

Windows-E: inicia o Explorer

Windows-F: executa o comando Localizar

Windows-M: minimiza todas as janelas abertas

Shift-Windows-M: maximiza todas as janelas abertas

Windows-R: abre a caixa de diálogo Executar

Windows-F1: abre a ajuda do Windows

Windows-Tab: permite navegar entre as janelas abertas indicadas na barra de tarefas; ao localizar a janela desejada, pressione Enter.

Windows-Break: acessa a função de Propriedades do Sistema

Windows-U: abre o gerenciador de utilitários

Dica extra: O Clavier+, um aplicativo leve (apenas 355 kb) e bem fácil de usar, permite criar novas teclas de atalho para realizar uma variedades de operações. Pode-se, por exemplo, executar programas, copiar trechos de textos, abrir o correio eletrônico e até controlar o volume do som do PC.

> Clique aqui para baixar o Clavier+

quarta-feira, 9 de abril de 2008

CD do futuro terá capacidade de 200 mil DVDs, dizem pesquisadores

Cientistas da Univesidade de Swinburne desenvolvem um projeto de nanotecnologia que pretende incluir um petabyte --quatrilhão de bytes-- em um só disco, informou o jornal britânico "The Inquiror" na segunda-feira (7).

Com a tecnologia, o disco suportaria uma quantidade de dados 20 mil vezes superior ao dos discos Blu-ray e poderia armazenar até 200 mil vezes mais que os atuais DVDs.

Segundo afirmam os pesquisadores, um CD normal possui espessura de 1,2 milímetros, mas a informação guardada com a tecnologia atual ocupa cerca de 0,1% do volume total. Os outros 99,9% do espaço do disco é desperdiçado.

O projeto, que tem duração de cinco anos e um milhão de dólares de investimento, tem por objetivo desenvolver uma técnica em que este espaço a mais seria utilizado.

A idéia dos pesquisadores é aumentar o número de camadas que podem ser usados para armazenar os dados.

"Monstro gigante" está à solta na internet

Batizada com o nome de uma criatura mitológica, "Kraken" é uma rede de milhares de computadores usada para disseminar spam, produtos falsificados, jogos ilegais e pornografia.

Pesquisadores norte-americanos da Damballa, uma empresa especializada na detecção e combate às "botnets", detectaram o que pode ser a maior botnet em atividade em toda a história da internet. Batizada de "Kraken", em homenagem à criatura mitológica com a forma de um polvo gigante capaz de atacar e derrubar navios inteiros, ela pode conter cerca de 400 mil máquinas, segundo estimativas.

A rede é duas vezes maior que a Storm, a antiga recordista, e contém máquinas domésticas e computadores de 50 das 500 maiores empresas do mundo (De acordo com a "Fortune 500", lista da revista Fortune). Usando técnicas sofisticadas para ocultar sua presença, o software responsável pela infecção é capaz de passar ileso por 80% das máquinas equipadas com anti-vírus e muda seu código constantemente para evadir novas tentativas de detecção, segundo Paul Royal, um dos principais pesquisadores da Damballa.

Paul diz que a rede provavelmente é usada para a disseminação de atividades "triviais" entre spammers e scammers, como empréstimos a juros altos, jogos ilegais, pílulas para cura de impotência, venda de medicamentos controlados e relógios e produtos falsificados. A atividade é intensa: uma única máquina parte da rede Kraken foi vista entregando mais de 500.000 peças de spam em apenas um dia.

Botnets são redes de computadores infectados com um software que os transforma em "zumbis digitais", aguardando pacientemente as ordens de um mestre remoto. Cada componente, ou "bot", se infecta ao receber um e-mail ou baixar um anexo que contém o software, geralmente disfarçado como um cartão virtual, fotografia ou vídeo interessante. Botnets são usadas para enviar spam, hospedar sites contendo material ilegal ou mesmo iniciar ataques a outros computadores. O usuário da máquina infectada geralmente não nota o que está acontecendo, exceto por uma lentidão incomum no funcionamento do computador ou no acesso à internet.

O software responsável pela infecção geralmente contém medidas para evitar sua remoção da máquina, podendo desabilitar firewalls e interferir no funcionamento ou até mesmo impedir a instalação de programas anti-vírus. Como está sob controle remoto, a máquina infectada pode acabar abrigando outras pragas, como "spyware" que monitora o acesso à internet e rouba senhas de acesso a sistemas de home-banking.

Em alguns casos a infecção é tão severa que não há alternativa, a não ser formatar o disco rígido e reinstalar o sistema operacional. Para evitar a infecção, basta seguir os conselhos de sempre: nunca abra arquivos anexos que você não solicitou, tenha software anti-vírus instalado e atualizado e só baixe arquivos de sites nos quais você confia.

Ministério Público quer que Google abra álbuns privados no Orkut

ONG Safernet recebeu denúncias de que milhares de álbuns fechados, novo recurso de privacidade do Orkut, podem conter imagens de pornografia infantil.

O Grupo de Combate a Crimes Cibernéticos do Ministério Público Federal em São Paulo deu 48 horas para que a empresa Google Brasil informe quais dos 3.261 álbuns de fotografia do Orkut com conteúdo bloqueado por usuários denunciados pela ONG Safernet contém fotos de pornografia infantil. A notificação foi enviada ao presidente da empresa, Alexandre Hohagen, e o prazo se encerra amanhã (quarta-feira), mesmo dia previsto para que o MPF-SP e a empresa deponham à CPI da Pedofilia, instalada no Senado.

A publicação, em qualquer mídia, de imagens de pornografia com crianças e adolescentes é crime previsto pelo artigo 241 do Estatuto da Criança e do Adolescente. A pena é de 2 a 6 anos de prisão. Entretanto, o novo recurso de privacidade criado pelo Orkut, da Google, impede o acesso do Ministério Público e da Polícia a tais álbuns, impedindo a investigação do delito e, portanto, garantindo a impunidade dos autores.

A ONG Safernet Brasil, por meio do site www.denunciar.org.br (canal oficial de denúncias conveniado ao MPF) recebeu denúncias contra 3.261 diferentes álbuns de fotografias fechados do Orkut. Estes álbuns estão, na maioria das vezes, em perfis falsos feitos por pedófilos para divulgar álbuns de fotos com esse tipo de conteúdo.

Com os álbuns fechados, apenas pessoas autorizadas pelo criador da página acessam as fotos, criando um ambiente para troca dessas imagens entre pedófilos. Mas os usuários do Orkut percebem que tipo de conteúdo há nesses álbuns e os denunciam, já que a página principal desses perfis geralmente são ilustradas com fotos de crianças nuas.

Notificação

No documento enviado à Google Brasil, o procurador da República Luiz Fernando Gaspar Costa, coordenador substituto do Grupo de Combate aos Crimes Cibernéticos do MPF-SP, alerta que “somente a empresa tem acesso ao conteúdo publicado”. Na notificação, além das informações sobre as páginas denunciadas, o MPF pede que a Google Brasil preserve “todas as evidências necessárias” (logs de acesso, dados do usuário e fotografias que estavam nos álbuns).

Após as denúncias, vários desses perfis com álbuns fechados são retirados do ar pela Google, entretanto o MPF quer a garantia de que a materialidade dos crimes seja preservada para que os responsáveis possam ser investigados e punidos. Caso a Google Brasil não atenda a notificação, o MPF poderá responsabilizar a empresa civil e criminalmente.

No último dia 1º de abril, a procuradora da República Fernanda Teixeira Souza Domingos Taubemblatt notificou a empresa para preservar todo o conteúdo das quase 100 mil páginas denunciadas comunicadas pela Safernet Brasil nos anos de 2006 a 2008, e informar quais dos conteúdos denunciados continham indícios de crimes e/ou violação aos direitos humanos e fundamentais, conforme a lei brasileira. O MPF notificou também empresa a informar quantos e quais casos de pornografia infantil foram reportados ao órgão americano National Center for Missing and Exploited Children (NCMEC).

Entre 2006 e 2007, a ONG Safernet registrou um aumento de 126,03% nas denúncias de pornografia infantil na internet. De 121.358 denúncias, o patamar subiu para 267.470 em apenas um ano. Desse total de denúncias, 86% refere-se ao Orkut, que hoje é o principal serviço privado de internet acessado por brasileiros.

Ação

O MPF-SP ajuizou em agosto de 2006, ação civil pública contra a Google Brasil para obrigar a empresa a preservar e encaminhar dados solicitados pela Justiça Brasileira, sob pena de multa diária de R$ 200 mil por processo e indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 130 milhões em caso de condenação. Decisão liminar obrigou a Google a entregar os dados, mas a empresa obteve efeito suspensivo no Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

A ação está relatada para sentença, mas o MPF e a Google tentam uma solução amigável desde outubro de 2007, quando a empresa constituiu novos advogados e criou um departamento jurídico no Brasil, mas o diálogo ainda não avança por divergências entre tópicos considerados fundamentais, como o tempo de preservação de provas, desenvolvimento de filtros de conteúdo e implantação de um serviço de atendimento ao consumidor nacional.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

AVG suspende download do AVG 8.0 grátis

A AVG suspendeu o acesso à versão 8.0 de seu antivírus gratuito AVG.

No final de março, a AVG liberou versões em português, japonês, italiano e alemão de seu programa de segurança gratuito.

A desenvolvedora surpreendeu-se, no entanto, com o acesso em massa de usuários do Brasil, Japão e Europa a seus servidores.

Em vários momentos, as páginas nacionais de cada país ficavam inacessíveis em função do excesso de demanda nos servidores da AVG. Segundo a empresa, 70 milhões de computadores usam sua solução gratuita de segurança.

Para evitar o que classificou como “contratempo”, a AVG decidiu suspender o acesso ao aplicativo gratuito até o final deste mês. Modificações na infra-estrutura de TI da AVG serão implementadas e a empresa espera voltar a liberar o acesso ao AVG 8.0 no final de abril.

Vem aí o Ubuntu 8.04

A nova versão da distribuição Linux mais popular do mercado continua rápida e estável, e agora traz novos aplicativos e a possibilidade de instalação “junto” com o Windows, eliminando a necessidade de divisão do HD.

Com a chegada do mês de Abril, aproxima-se também a data de lançamento de uma nova versão do Ubuntu, uma das distribuições Linux mais populares da atualidade graças à sua estabilidade, facilidade de uso e bom desempenho. Os desenvolvedores são meticulosos e cumprem um cronograma rígido com novas versões do sistema a cada seis meses, sempre em abril e outubro. Demos uma olhada em um beta do Ubuntu 8.04, codinome Hardy Heron” (algo como “Cegonha Durona”), para conhecer as novidades, e gostamos do que vimos.

Novatos no mundo Linux vão gostar de saber que um dos principais destaques é o Wubi, um programa que permite instalar o sistema a partir do Windows. Tudo é muito simples: basta colocar o CD do Ubuntu no drive, dizer que quer uma instalação “dentro” do Windows, quanto de espaço no disco dedicar ao Linux, escolher o idioma e criar um usuário e senha.

Todo o resto é automatizado. Na próxima vez que o computador for reiniciado, surgirá na tela um menu que permite escolher entre o Windows e o Linux. O sistema ocupa cerca de 2 GB de espaço em disco, mas recomendamos reservar pelo menos 10 GB para quem quiser experimentar, para dar espaço suficiente para fotos, músicas e arquivos criados pelo usuário.

A vantagem do novo método é que evita o processo de particionamento do disco, que embora hoje em dia seja muito mais fácil e seguro, ainda confunde os iniciantes e pode causar perda de dados se feito de forma errada. Se você não gostar do Ubuntu basta desinstalá-lo usando o painel de controle do Windows, como se fosse um programa qualquer. A desvantagem é que recursos como hibernação do micro ficam desabilitados (no Linux) e há uma pequena queda de desempenho.

Além disso, ainda é possível rodar o sistema diretamente do CD, sem instalar um bit sequer em seu computador. Entretanto, este método exige mais memória RAM (pelo menos 1 GB) e não permite salvar mudanças na configuração: reinicie o computador e o sistema volta para o “estado de fábrica” (mas é possível salvar arquivos em pendrives, cartões de memória e disquetes, sem problemas).

Em nossas duas máquinas cobaia, um desktop Dell Optiplex GX620 e um notebook Positivo Mobile M25, a instalação do Ubuntu ocorreu sem problemas. Todos os componentes, como placas de vídeo, som, rede sem-fio, leitores de cartão e afins, foram reconhecidos e configurados automaticamente. Nenhuma das máquinas é topo de linha: o desktop tem um processador Intel Pentium D de 2.8 GHz com 1 GB de RAM e o notebook usa um Intel Celeron M de 1.42 GHz com 512 MB de RAM. Mesmo assim, o sistema rodou com ótimo desempenho, sem lentidão ou engasgos. E em ambos os casos, mesmo com placas de vídeo integradas e de baixo desempenho, os efeitos visuais como transparências, sombras e zoom, dignos do Windows Vista, estavam presentes.

O visual do sistema operacional sofreu pequenas mudanças, mas continua com o esquema de cor em tons de laranja e marrom que já virou uma espécie de marca registrada. A interface é limpa e agradável, sem excesso de ícones, atalhos e opções de menu. Além de mudanças na infraestrutura, o Ubuntu 8.04 traz uma série de aplicativos novos ou atualizados. O navegador, por exemplo, é o novíssimo Mozilla Firefox 3 Beta 4, estável o suficiente para uso no dia-a-dia segundo nossos testes. O cliente BitTorrent é o excelente Transmission, com uma interface muito simples. O programa de e-mail, Evolution, agora se integra ao Google Calendar, além da já existente integração com servidores Microsoft Exchange. E o programa padrão para gravação de CDs e DVDs agora é o Brasero, similar em recursos ao Nero, popular entre os usuários de Windows.

Embora uma versão beta não seja recomendada para uso em ambientes de produção, como no computador do escritório ou no único micro da casa, ela se mostrou bastante estável durante os testes, com praticamente nenhum defeito aparente salvo por uma lentidão inexplicada no acesso à internet via Wi-Fi no notebook.

O “upgrade” para a versão final poderá ser feito online, usando a própria ferramenta de atualização inclusa com o sistema. Aliás, ela deixa transparecer o ritmo frenético de desenvolvimento: diariamente surgiam avisos de novas atualizações disponíveis. Mas ao contrário do Windows, eles são discretos e não atrapalham a produtividade, e o sistema não reinicia sozinho sem seu consentimento após a instalação.

O Ubuntu 8.04 “Hardy Heron” será lançado no dia 24 de abril como download gratuito. Também será possível pedir um CD de instalação contendo o sistema operacional através do serviço ShipIt. O CD é gratuito e não há despesas de envio. Há um limite de dois CDs por pedido, com prazo de entrega dos discos estimado entre 4 a 6 semanas. Se você sempre teve curiosidade de conhecer o Linux mas tinha medo da instalação, não há melhor momento para isso do que com o novo Ubuntu.